Escolha uma Página

Algumas pessoas apresentam um desejo excessivo sobre algo, havendo certa dificuldade em controlar o impulso de fazer aquilo que desejam, mesmo que isso prejudique a sua vida. Essa incapacidade de resistir ao impulso (aumento de tensão), que gera certa gratificação momentânea, posteriormente, causa a sensação de culpa, ocasionada pela falta de autocontrole.

Estamos falando de uma categoria de transtornos mentais pouco conhecida, denominada Transtorno do Controle do Impulso.

Esse comportamento compulsivo causa prejuízos em diferentes áreas da vida da pessoa: nas relações interpessoais, no trabalho e nas relações afetivas.

Os sintomas são específicos para cada transtorno, sendo que algumas características em comum estão relacionadas à tensão crescente antes do ato, à gratificação com a ação e ao alívio de tensão após o ato. Em todas as situações, existe o fracasso em resistir ao impulso.

São transtornos do controle do impulso:

Transtorno explosivo intermitente: dificuldade de controlar o impulso da raiva e cometer agressões ou destruir objetos e propriedades.

– Compulsão por compras: dificuldade de controlar o impulso de comprar, acarretando prejuízos, como, por exemplo, dívidas e problemas relacionais.

Cleptomania: dificuldade de controlar o impulso de roubar objetos desnecessários, sem objetivo monetário para a pessoa.

Transtorno do jogo compulsivo: dificuldade de controlar o impulso em participar de jogos de azar e apostas.

Tricotilomania: dificuldade de controlar o impulso de arrancar o próprio cabelo, tendo como consequência a perda capilar.

Piromania: dificuldade de controlar o impulso de comportamento incendiário.

Comportamento sexual compulsivo: dificuldade em controlar o impulso sexual com comprometimento nas relações afetivas, interpessoais e no trabalho e, ou, estudo.

O tratamento é feito com psicoterapia e medicação prescrita por psiquiatra. Através da psicoterapia, a pessoa aprende a reconhecer o impulso e desenvolve estratégias de autocontrole, assim como aprende a reconhecer os prejuízos que a impulsividade causa em sua vida.

Contato

Entre em contato 

(21) 99272-5390

Estrada de Jacarepaguá, 7655 - Sala 418 - Freguesia - Rio de Janeiro

anacristinavale23@gmail.com